Notícias

29 de maio de 2018

Aeromovel se consolida em Jacarta

 

O Metrô Aeromovel já se mostrou ser um modelo de transporte versátil, atendendo as mais variadas necessidades de uma cidade. Por exemplo, Jacarta, capital da Indonésia. A tecnologia brasileira funciona há 29 anos em uma área turística da cidade e se consolidou como meio de transporte na localidade.

 

Indonésia foi a primeira cidade a investir no Aeromovel como operação comercial de transporte. Concluída em oito meses – um tempo recorde –, a linha conta com 3,2 quilômetros de distância e quatro estações, em formato de anel.

 

Nessas quase três décadas de funcionamento, a tecnologia comprovou ser autossustentável como transporte de massa: sem a necessidade de subsídio público, a receita oriunda da tarifa cobre todos os custos operacionais do sistema – incluindo a remuneração de funcionários e a manutenção.

 

Flexibilidade

 

A flexibilidade do Metrô Aeromovel pode ser vista, também, em Porto Alegre. Desde 2013, a capital do Rio Grande do Sul conta com um outro tipo de linha desse sistema.

 

Como uma linha de “vai-e-vem”, a linha em shuttle interliga o Aeroporto Internacional Salgado Filho ao trem metropolitano. Dessa forma, milhões de passageiros de avião podem se deslocar pelas cidades próximas sem a necessidade de chamar um táxi, diminuindo de forma considerável os custos da viagem.

Compartilhar:

Voltar