características gerais

  • Via elevada esbelta;
  • Vista privilegiada para os passageiros durante a viagem;
  • Estações compactas e de fácil inserção no ambiente;
  • Fácil inserção e integração da via na malha urbana;
  • Baixo custo de implantação, operação e manutenção;
  • Baixo consumo energético;
  • Veículo leve com utilização de roda trilho;
  • Baixíssimo peso morto por passageiro;
  • Propulsão pneumática com motores e propulsores estacionários;
  • Via segregada com operação 100% automatizada;
  • Conformidade com normas técnicas internacionais.

desempenho

  • Capacidade para transportar até 40 mil passageiros por hora, por sentido, de acordo com a demanda do projeto;
  • Velocidade até 80 quilômetros por hora;
  • Aceleração do veículo de até 1,10 m/s² e desaceleração de
    1,0 m/s;
  • Sistema de rolamento dotado de eficiente isolador de ruído e vibração;
  • A via elevada cria um novo espaço, liberando a área no nível do solo para outras funções e atividades;
  • Alta frequência de disponibilidade, com headway típico de 90 a 120 segundos;
  • Parâmetros operacionais ajustáveis, por intermédio da seleção de perfis de velocidade e headway pré-definidos.

segurança

  • Impossibilidade de colisão entre veículos, devido à compressão do ar no interior do duto de propulsão;
  • Segurança contra descarrilamento e tombamento, através da placa de propulsão ancorada no interior da via elevada;
  • Saídas de emergência para a via em ambas as extremidades do veículo;
  • Saídas de emergência opcionais pelas portas de embarque e desembarque laterais, através de passarelas de emergência;
  • Sistemas de controle redundantes;
  • Adequação às normas de abalo sísmico;
  • Estações com portas de plataforma;
  • Geradores garantem a operação mesmo com falta de energia elétrica.

meio ambiente e sustentabilidade

  • Tecnologia limpa, com motores elétricos e sem a emissão de poluentes;
  • Mínima ocupação do espaço do solo;
  • Estruturas elevadas esbeltas, com design moderno de baixo impacto visual;
  • Motores elétricos estacionários e ventiladores com isolamento acústico (55 dBA);
  • Projeto com total atendimento às legislações ambientais;
  • Nenhum impacto eletromagnético.

conforto

  • Aceleração e desaceleração automatizadas, conforme padrão internacional de conforto;
  • Classe Mundial - APM de transporte guiado com operação totalmente automática de veículos em vias exclusivas;
  • Veículos silenciosos, sem ruídos de motores;
  • Acessibilidade universal, com espaço para cadeirantes e idosos;
  • Acesso facilitado às estações.

INFORMATIVO TÉCNICO

Mais informações sobre o desempenho e critérios de operações do Sistema Aeromovel, acesse Catálogo Completo do menu Especificações e baixe o PDF técnico completo.

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