Linha Urbana

Canoas, Brasil

  • Localização

    Cidade de Canoas

  • Contratante

    Prefeitura Municipal de Canoas

  • Tipo de
    aplicação

    Linha Pública para Operação Comercial

  • Capacidade de
    transporte

    Serão 19 veículos, com 300 passageiros cada

Solução para integração da Cidade

A Cidade de Canoas, por estar inserida na região metropolitana de Porto Alegre - RS, convive há décadas com duas lesivas barreiras físicas, a rodovia BR 116 e a linha metroviária de superfície da Trensurb. A solução de transporte em via elevada desenvolvida com a tecnologia Aeromovel resolve, de forma definitiva, o histórico problema da integração da cidade com seus cidadãos.


O Sistema Aeromovel pode atuar como espinha dorsal do transporte público, reintegrando o cidadão à cidade e às redes de ônibus, táxis e aplicativos. Além disso, por ser uma tecnologia sustentável, automatizada e com pouco custo energético, vai ao encontro das principais necessidades globais do desenvolvimento sustentável e das diretrizes de redução na emissão de gases de efeito estufa.

Trajeto das Linhas

O Aeromovel em Canoas prevê um trajeto que, ao todo, terá 18,6 quilômetros de linhas, passando por 24 estações. A capacidade prevista é para 6 mil passageiros por hora por sentido.


O projeto prevê a construção de duas grandes linhas: a Linha Leste-Oeste terá 12 quilômetros de extensão e 17 estações. A Linha Norte-Centro, por sua vez, prevê conectar a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) ao centro da cidade, com nove estações e seis quilômetros de extensão.


O primeiro trajeto terá 4,6 quilômetros e contemplará sete estações, desde a Brigada Militar, na Avenida 17 de Abril, Bairro Guajuviras, até a estação de trem Mathias Velho.



canoas

Tabela específica da linha

Extensão da Linha: 18,6km
Estações 22
Rampa Máxima: 3%
Veículos: 19
Headway (minutos): 6
Capacidade de Transporte (pphps): 6.000
Configuração da via: Pista dupla
Número de estações 24

Galeria de imagens

  • (6 fotos)