Taman Mini Indonesia
Indah
PT Citra Patenindo
Nusa Pratama
Taman Mini Indonesia
Indah
Abril de 1989
Linha Privada
de Receita
A tecnologia brasileira foi implantada na capital da Indonésia, Jacarta, em abril de 1989, sendo a execução do trabalho concluída num curto prazo de oito meses. Logo, o Aeromovel se consolidou como meio de transporte de uma área turística da cidade, localizada no interior do complexo temático Taman Mini Indonesia Indah. Esta foi a primeira operação comercial do Sistema e que tornou o Brasil uma referência da tecnologia Aeromovel.
O Sistema já implantado na Indonésia pretende crescer. Em entrevista, o engenheiro Ontoseno Soekotjo conta sua experiência ao conhecer o Aeromovel de perto, no Brasil, além de falar sobre o amadurecimento do projeto de expansão da tecnologia em seu país. Agora, a cidade de Bekasi, localizada na região metropolitana de Jacarta, estuda a implementação de uma linha com 12 km de extensão, similar a que está sendo construída em Canoas.
O Sistema opera com três veículos, num trajeto de 3,2 quilômetros de distância, passando por quatro estações ativas em uma linha circular.
O Aeromovel em Jacarta é um exemplo de operação autossuficiente em transporte. O funcionamento dispensa qualquer subsídio, pois a receita resultante da tarifa cobre completamente os custos operacionais do Sistema, incluindo remuneração de funcionários, materiais e insumos.
Extensão da Linha: | 3.135m |
Raio Mínimo | 25,2m |
Rampa Máxima: | 9,63% |
Capacidade: | 3 veículos/288 passageiros cada |
Velocidade Máxima: | 70km/h |
Propulsão: | 5 propulsores de 110 kW cada |
Consumo energético (médio): | 59, 41 kWh/GMP-hora ou 2,93 kWh/Veículo-km |
Configuração da via: | Linha simples em anel |
Número de estações: | 6 |
O projeto obedece às normas asiáticas de prevenção contra abalos sísmicos. Para isso, conta com 73 tipos diferentes de geometria de viga com 46 variações na estrutura, tais como em vãos e curvaturas verticais e/ou horizontais. Tudo está agrupado em 22 projetos estruturais distintos.
Em nível;
Curva de transição horizontal;
Curva com superelevação constante;
Em rampa;
Curva de transição vertical;
Curva com superelevação variável;
Curva circular horizontal;
Curva horizontal reversa;
Curva com superelevação.