Linha Privada Circular

Jacarta, Indonésia

  • Localização

    Taman Mini Indonesia Indah

  • Contratante

    PT Citra Patenindo Nusa Pratama

  • Operação e
    Manutenção

    Taman Mini Indonesia Indah

  • Inauguração

    Abril de 1989

  • Status

    Linha Privada em Operação de Receita

Sistema pioneiro da Aeromovel

A tecnologia brasileira foi implantada na capital da Indonésia, Jacarta, em abril de 1989, sendo a execução do trabalho concluída num curto prazo de oito meses. Logo, o Aeromovel se consolidou como meio de transporte de uma área turística da cidade, localizada no interior do complexo temático Taman Mini Indonesia Indah. Esta foi a primeira operação comercial do Sistema e que tornou o Brasil uma referência da tecnologia Aeromovel.

Entrevista Eng. Ontoseno Soekotjo

O Sistema já implantado na Indonésia pretende crescer. Em entrevista, o engenheiro Ontoseno Soekotjo conta sua experiência ao conhecer o Aeromovel de perto, no Brasil, além de falar sobre o amadurecimento do projeto de expansão da tecnologia em seu país. Agora, a cidade de Bekasi, localizada na região metropolitana de Jacarta, estuda a implementação de uma linha com 12 km de extensão, similar a que está sendo construída em Canoas.

Trajeto da Linha

O Sistema opera com três veículos, num trajeto de 3,2 quilômetros de distância, passando por quatro estações ativas em uma linha circular.

O Aeromovel em Jacarta é um exemplo de operação autossuficiente em transporte. O funcionamento dispensa qualquer subsídio, pois a receita resultante da tarifa cobre completamente os custos operacionais do Sistema, incluindo remuneração de funcionários, materiais e insumos.

Tabela específica da linha

Extensão da Linha: 3.135m
Raio Mínimo 25,2m
Rampa Máxima: 9,63%
Capacidade: 3 veículos/288 passageiros cada
Velocidade Máxima: 70km/h
Propulsão: 5 propulsores de 110 kW cada
Consumo energético (médio): 59, 41 kWh/GMP-hora ou 2,93 kWh/Veículo-km
Configuração da via: Linha simples em anel
Número de estações: 6

Segurança contra abalos sísmicos

O projeto obedece às normas asiáticas de prevenção contra abalos sísmicos. Para isso, conta com 73 tipos diferentes de geometria de viga com 46 variações na estrutura, tais como em vãos e curvaturas verticais e/ou horizontais. Tudo está agrupado em 22 projetos estruturais distintos.

Características de configuração da via

  • Em nível;

  • Curva de transição horizontal;

  • Curva com superelevação constante;

  • Em rampa;

  • Curva de transição vertical;

  • Curva com superelevação variável;

  • Curva circular horizontal;

  • Curva horizontal reversa;

  • Curva com superelevação.

Galeria de imagens

  • (17 fotos)