Notícias

9 de maio de 2018

Comitiva europeia visita sede da Coester Automação e Aeromovel Brasil em São Leopoldo

Representantes do Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia visitaram a sede do Grupo Coester nesta quarta-feira, 09. O grupo com cerca de 20 pessoas desembarcou em São Leopoldo para conhecer o trabalho desenvolvido pela Coester Automação e a Aeromovel Brasil. O encontro contou com a participação do prefeito da cidade, Ary Vanazzi, e de secretários municipais.

 

Das 300 cidades que se habilitaram para participar do Programa, apenas cinco foram escolhidas: Ararapina (PE), Benedito Novo (SC), São Bernardo do Campo (SP), Vitória (ES) e São Leopoldo. A seleção da cidade gaúcha não foi por acaso. O trabalho desenvolvido pelos leopoldenses em relação ao meio ambiente chama a atenção.

 

É na cidade da região do Vale dos Sinos que está a sede do Grupo Coester, ao qual a Aeromovel Brasil faz parte, e que inovou o conceito de mobilidade urbana ao desenvolver o sistema Aeromovel ainda na década de 1970 no Rio Grande do Sul.

 

Com a presença de representantes de municípios de Portugal e da Espanha, a visita abre as portas da União Europeia para implantar a tecnologia brasileira e transformar as cidades em verdadeiras cidades para pessoas.

 

O PROGRAMA

 

Denominado IUC-LAC, o Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia chegou à América Latina em 1991. Mas, foi em 2017 que os países do Velho Mundo abriram um processo de seleção para começar a implantar o IUC-LAC.

 

A proposta é criar uma cooperação Cidades-Cidades. Em encontro realizado em novembro de 2017, São Leopoldo se destacou por seu Plano de Gestão Ambiental, ativo desde 2002 e que fez a diferença entre as experiências apresentadas na UE.

 

A visita ao Rio Grande do Sul começou no dia 7 e se estende até esta quinta-feira, 10.

 

Compartilhar:

Voltar