Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente

4 de junho de 2021

Dia Mundial do Meio Ambiente

 

REIMAGINE. RECRIE. RESTAURE.

 

Não podemos voltar no tempo. Mas podemos cultivar árvores, tornar nossas cidades verdes, renovar nossos jardins, limpar rios e costas. Somos a geração que pode fazer as pazes com a natureza.

 

As atividades humanas têm afetado negativamente o meio ambiente de várias maneiras há décadas. A agricultura intensiva modifica os ecossistemas, o desmatamento e a irrigação têm consequências negativas no balanço dos recursos naturais, a degradação do solo ocorre, por exemplo, como consequência do uso de pesticidas, o uso do combustível fóssil no transporte público urbano e de cargas são grandes emissores de gases de efeito estufa, gerando problemas de saúde em milhares de pessoas ao redor do mundo. Esses são apenas alguns exemplos do impacto antrópico que nossas atividades têm sobre os recursos terrestres. Os impactos negativos mobilizaram a comunidade internacional, que começou a buscar um caminho de desenvolvimento mais equânime, tentando mitigar os efeitos negativos das atividades humanas e preservar os recursos naturais. Os satélites de observação da Terra desempenham papel relevante em diferentes áreas do desenvolvimento sustentável. Os dados de sensoriamento remoto são muito úteis para o gerenciamento e proteção dos ativos ecológicos. Geram informações valiosas para o combate à exploração de recursos, degradação do solo e sevem de base para práticas agrícolas e urbanas sustentáveis, preservando e restaurando a biodiversidade. Eles aprimoram as políticas de mitigação, que têm o objetivo de reduzir os impactos negativos das atividades humanas e das mudanças naturais em ecossistemas sensíveis.

 

Assim como as práticas agrícolas, os centros urbanos e as cidades têm um papel fundamental no caminho do desenvolvimento de baixo impacto ambiental. Se por um lado 80% da atividade econômica global é gerada nas zonas urbanas, por outro, apesar de ocupar apenas 3% da superfície terrestre, elas já consomem dois terços de toda a energia produzida no planeta e são causadoras da maior parte das emissões atmosféricas (mais de 70% das emissões de carbono). Edificações residenciais e profissionais, shopping centers, veículos de passeio e os sistemas de transporte público consomem uma grande quantidade de energia com níveis alarmantes de emissões de CO2.

 

As avaliações ambientais são componentes formais dos desenhos de políticas públicas e da implementação de projetos em áreas estratégicas, como os sistemas de transporte público e mobilidade. O racional é que, ao escolher instrumentos de política ou escolher um projeto entre outros, os tomadores de decisão devem estar cientes e levar em consideração as consequências que suas ações terão sobre o meio ambiente natural e avaliar claramente o equilíbrio entre benefícios econômicos e impactos socioambientais. Neste cenário, a Tecnologia Aeromovel, sustentável, automatizada e com reduzido custo energético, está em consonância com a coalizão global pela preservação do planeta, atuando em prol do desenvolvimento equânime e sustentável, orientada pelas diretrizes e metas de redução das emissões de gases de efeito estufa.

 

Fonte: https://www.worldenvironmentday.global/

 

Compartilhar:

Voltar