Notícias

Embaixador da Nigéria vem a Porto Alegre visitar o Aeromovel

19 de janeiro de 2021

Embaixador da Nigéria vem a Porto Alegre visitar o Aeromovel

O Embaixador da Nigéria em Brasília, Sr. Isiaka Imam, e o Oficial da Embaixada, Sr. Ayibsea Tuktur, visitaram o Sistema Aeromovel nessa terça-feira, 19 de janeiro. Em viagem exclusiva para conhecer a tecnologia, a comitiva foi recebida pelo CEO do Grupo Coester, Marcus Coester, e membros da Diretoria e engenharia da empresa.

 

A equipe visitou a Linha do Aeromovel no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, onde conheceu suas características técnicas e operação, tendo sido recebidos pelo Presidente da TRENSURB S.A., Eng. Pedro Bisch Neto. O Embaixador ressaltou o interesse na experiência da Trensurb, uma vez que a Nigéria ainda não possui veículos sob trilhos.

 

Uma linha de cinco quilômetros de extensão, conectando o Aeroporto ao centro de Lagos, maior cidade da Nigéria, será estudada para aplicação do Aeromovel. A AEROM está em contato com o Ministério de Infraestrutura da Nigéria e o Governador de Lagos, Sr. Babajide Sanwo-Olu. Um grupo fará uma visita técnica à Lagos no primeiro semestre de 2021.

 

Como uma curiosidade, na Nigéria, a administração das cidades  é realizada principalmente pelos governadores. A Embaixada da Nigéria está engajada no fortalecimento das relações bilaterais com o Brasil, lamentando, inclusive, um certo declínio das relações que foram pujantes nos anos 70, com voos diários da Varig entre Lagos e Rio de Janeiro.

 

Na fábrica do Grupo Coester, em São Leopoldo, os Srs. Imam e Tuktur conheceram a última geração do veículo Aeromovel, fabricado  em parceria com a empresa Marcopolo Rail, bem como os produtos e soluções desenvolvidos na área de automação industrial, pelo Grupo Coester.

 

O Continente Africano vive o desafio da urbanização.

Lagos tem, atualmente, 20 milhões de habitantes e possui uma pauta recheada de desafios. Um dos mais importantes é constituir um sistema de transporte público e de mobilidade urbana sustentável, mitigando impactos a saúde de seus habitantes e contribuindo com a melhora da qualidade do ar, além de proteger o planeta. O Sistema Aeromovel possui características técnicas totalmente alinhadas ao desafio das mudanças climáticas, que permitem a conexão com diferentes modais de transporte público e com a micromobilidade, onde bicicletas, scooters e a caminhada fazem parte do novo ecossistema de mobilidade nas médias e grandes cidades.

 

O gigante da África – Nigéria

  • População de aproximadamente 200 milhões de habitantes.
  • País com maior população da África e o sétimo mais populoso do mundo.
  • 2º PIB da África com US$ 1,3 trilhões, atrás do Egito com US$ 1,5, estimativas FMI (2020).
  • Projeção de estar entre as 20 maiores economias do mundo em 2050.
  • Maiores cidades do País além de Lagos: Kano, 2,8 milhões; Ibadan, 2,5 milhões; Abuja, 1,5 milhão e Benin City, 1,1milhão.

 

Fotos: Manoel Petry

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar:

Voltar