Dúvidas frequentes

Solucione dúvidas frequentes sobre o Aeromovel e seu funcionamento.

O que é o Aeromovel?

O Aeromovel é um meio de transporte 100% automatizado (sem condutores a bordo) que utiliza um sistema de propulsão de alta tecnologia. Aplicável em diversas situações, o Sistema é concebido para solucionar problemas urbanos. Em meio ao caos da cidade com o intenso tráfego, o Aeromovel ocupa reduzido espaço. A tecnologia foi desenvolvida no Brasil e demonstra excelente aplicação na capital da Indonésia, Jacarta, onde funciona há 27 anos, bem como em Porto Alegre, com a Linha Shuttle entre aeroporto e terminal do trem metropolitano.

Onde é possível implementar o Sistema Aeromovel?

O Aeromovel atende desde demandas de transporte urbano de massa até sistemas menores, como aqueles em configuração de anel (loop) e shuttle de aeroporto. Por suas características peculiares, o Aeromovel admite variadas aplicabilidades. A via elevada, por exemplo, consegue driblar o caos da cidade, já que passa sobre avenidas congestionadas, sem ocupar demasiado espaço no solo. As aplicações básicas que o Aeromovel permite variam desde linhas conectoras em estacionamentos e shoppings centers, por exemplo, até em áreas divididas por rodovias e sistemas ferroviários, campus universitários, instalações de fábricas. O Sistema também pode ser implementado em áreas turísticas, como parques, como é o exemplo de Jacarta, na Indonésia.

Quais as vantagens de sua utilização?

Dentre as vantagens, pode-se salientar: redução da poluição sonora, segurança e confiabilidade, impossibilidade de colisão entre veículos devido à compressão do ar no interior do duto de propulsão, máximo conforto aos passageiros, sem emissão de poluentes, baixa ocupação do solo, baixo peso do veículo, baixo custo de implementação e manutenção. E mais: rápida velocidade de implementação, movimento suave, pouca necessidade de manutenção em comparação com sistemas convencionais, baixo impacto urbano, bem como um incremento na rapidez e consequente redução dos tempos e custos de viagem.

O Aeromovel substitui os outros meios de transporte?

O Aeromovel é uma alternativa de transporte público que se integra a outros modais e otimiza seu aproveitamento. A densa malha urbana das metrópoles demanda alternativas de mobilidade que complementem as soluções existentes, com o menor impacto possível. O Aeromovel eleva o aproveitamento de outros meios de transporte, ou pode servir como principal modal estruturante em pequenas e médias cidades.

Qual a tecnologia utilizada no Aeromovel?

O Aeromovel é movido por intermédio de propulsão a ar. Uma tecnologia de concepção nacional, inédita e exclusiva, patenteada e reconhecida em diversos países do mundo: Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Alemanha, França, dentre outros países. Seu movimento é produzido a partir do impulso gerado pela compressão do ar atmosférico, devido à ação de ventiladores industriais de alta eficiência energética e baixa potência que, do solo, enviam o ar pelo interior da via elevada.

O que são Automated People Movers (APMs)?

Os Automated People Movers são um conjunto de tecnologias de transporte que operam sob veículos relativamente leves de pequena a média capacidade, com operação 100% automatizada (sem condutores a bordo) e tráfego em via exclusiva e com alta frequência de serviço. Têm como propósito final realizar ligações do tipo origem-destino. A tecnologia tem o potencial de resolver problemas como o engarrafamento terrestre, reduzir o fluxo nas vias e nos meios-fios de embarque e desembarque, abrir o aeroporto para a concepção de centros urbanos com a adição de edifícios e escritórios, hotéis e espaços para lojas, todos integrados ao Sistema. Existem atualmente ao redor do mundo cerca de cem Sistemas APMs em operação e outros cinquenta em fase de implantação.

O Aeromovel é seguro?

Sim, pois o próprio princípio de seu funcionamento garante a impossibilidade de dois veículos trafegarem no mesmo trecho. Essa impossibilidade se dá pela compressão de ar entre os veículos no interior do duto de propulsão. O Sistema também apresenta segurança contra descarrilamento e tombamento, já que os veículos são ancorados ao interior da estrutura da via elevada. Além disso, os veículos também contam com saídas de emergência para a via em ambas as extremidades ou, opcionalmente, saídas laterais pelas portas de embarque e desembarque, por intermédio de passarelas de emergência. As estações também possuem portas de plataforma e geradores garantem a operação mesmo com falta de energia elétrica. O Aeromovel foi concebido para funcionar com dispositivos comuns de uso industrial consagrado de fabricação exclusivamente nacional, não havendo, portanto, quaisquer dificuldades de reposição de peças, tampouco custos elevados de manutenção.