Notícias

Green Airports: ativos da economia verde nas novas cidades

17 de setembro de 2021

Green Airports: ativos da economia verde nas novas cidades

A aviação é responsável por cerca de 2,5% das emissões globais de CO2, mas seu impacto no aquecimento é muito maior devido aos gases e partículas que são emitidos em grandes altitudes. Chamados de impactos “não-CO2”, incluem óxidos de nitrogênio e nuvens de fumaça.

 

O setor de aviação está enfrentando uma pressão crescente para atenuar seu impacto no que diz respeito às mudanças climáticas. Mas os aviões não são os únicos vilões. À medida que os aeroportos ampliam suas estruturas, também demandam mais energia para alimentar novos terminais e veículos, bem como aumentam a geração de resíduos.

 

Resposta e iniciativas

 

Os aeroportos estão se movimentando em resposta à pressão crescente quanto ao impacto ambiental de suas atividades. Muitos já vem adotando “elementos verdes” em seus projetos e estratégias de operação, bem como subscreveram iniciativas ecológicas. O programa Airport Carbon Accreditation, executado pelo Airports Council International (ACI), está ajudando mais de 200 aeroportos a gerenciarem suas emissões, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono nos próximos anos.

 

Onde estão os aeroportos mais ecológicos do mundo atualmente e como eles estão compensando as emissões de carbono?

 

Aeroporto Ecológico de Galápagos

Foi projetado para funcionar totalmente com energia solar e eólica, sendo 65% da energia total fornecida por moinhos e 35% proveniente de painéis fotovoltáicos instalados em passarelas.

 

Aeroporto Jawel Changi Airport de Cingapura

Apresenta uma parede verde adornada com mais de 20 mil espécies de plantas, o que reduz a temperatura ao redor do aeroporto e melhora a qualidade do ar. Outros recursos implantados na Changi incluem sensores de movimento e iluminação com uso eficiente de energia, acessórios que economizam água e painéis solares instalados no telhado.

 

Aeroporto Internacional de Denver

Possui a maior usina de energia solar em um aeroporto comercial dos Estados Unidos, gerando eletricidade suficiente para abastecer 2.500 residências.

 

Aeroporto Internacional de Boston Logan

Possui o primeiro terminal aéreo do mundo a receber uma acreditação de Liderança em Energia e Design Ambiental, que desde então se tornou um sinal definidor de qualidade para o setor.

 

Aeroporto Indira Gandhi

Ganhou recentemente dois reconhecimentos por suas práticas sustentáveis: o Prêmio Wings India de “Aeroporto Mais Sustentável e Verde”, além de ser declarado o melhor aeroporto do mundo com mais de 40 milhões de passageiros por ano pela Airports Council International – ACI.

 

Totalmente automatizada, desenvolvida no Brasil e livre de emissões de carbono, a Tecnologia Aeromovel está em sinergia com o movimento global de Aeroportos Verdes (“Green Airports” ou “Eco Friendly Airports”). O Aeromovel constitui e integra os novos sistemas de mobilidade em aeroportos, complexos privados, cidades e centros urbanos, mitigando emissões de CO2, qualificando os espaços públicos e melhorando a qualidade de vida em áreas urbanas.

 

Fontes:

Airport Technology

Airport Carbon Accreditation

The Guardian

Our World in Data

 

 

 

Compartilhar:

Voltar