Notícias

Mobilidade nas Cidades Inteligentes

31 de julho de 2020

Mobilidade nas Cidades Inteligentes

2º Webinar da Aerom Mobilidade Sustentável

Data: 06 de agosto de 2020

Horário: 15 horas

Onde: canal Aerom Mobilidade Sustentável

 

As tecnologias transformam a vida moderna de diversas maneiras e estão alterando os modelos de funcionamento das cidades. As Smart Cities relacionam um conjunto de ativos como capacidade de resiliência, tecnologia, capital humano, economia, gestão pública e mobilidade para proporcionar mais qualidade de vida para seus habitantes.

 

Os sistemas de transporte e mobilidade impulsionam o desenvolvimento, ligando pessoas, conectando comunidades, construindo mercados, facilitando o comércio, alavancando a economia e retendo talentos. São vitais para o dia a dia das cidades inteligentes. O momento em que vive a humanidade reforça a necessidade de mudança na lógica dos sistemas de mobilidade e da revisão dos modelos de viabilidade para modernização de suas estruturas.

 

Quais os novos modelos de mobilidade e que ações esperar de governos, empresas, centros de conhecimento e da sociedade organizada em geral?

 

Conheça os convidados:

 

  • Luis Antonio Lindau (Palestrante)

O professor Luis Antonio Lindau, Ph.D em transportes, é diretor do programa de Cidades do WRI Brasil. Foi um dos fundadores da Associação de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet). Foi presidente da Anpet por dois mandatos seguidos (2002-2006). Em 1995, implementou o Laboratório de Sistemas de Transporte (Lastran), da Escola de Engenharia da UFRGS e desde meados da década de 1980 até 2015 – então professor titular – ministrou aulas, coordenou projetos de pesquisa e orientou teses em engenharia de transportes. Formado em Engenharia Civil pela UFRGS, fez o pós-doutorado na University College London e obteve seu Ph.D. em transportes na University of Southampton. É autor de mais de 200 capítulos de livros e artigos publicados em revistas científicas e atas de conferências nacionais e internacionais.

 

  • Roberto dos Reis Alvarez (Palestrante)

Alvarez é diretor executivo da Global Federation of Competitiveness Councils (GFCC)senior fellow no Global Policy Institute da Queen Mary University London (QMUL). Possui doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Foi treinado em Qualidade & Produtividade pelo Japan Productivity Center (Tóquio, Japão) e cursou o Graduate Studies Program (GSP) da Singularity University, no Centro de Pesquisa Ames da NASA, em Mountain View (Califórnia, EUA). Antes de trabalhar na GFCC, ocupou diferentes posições de gestão na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Roberto também trabalhou como consultor de gestão e operações (manufatura e logística), foi co-fundador de 3 empresas de tecnologia e ministrou cursos de pós-graduação em diferentes universidades. É um palestrante global e realizou investimentos anjos no Brasil e nos EUA.

 

  • Peter Alouche (Comentarista)

Alouche é Engenheiro Eletricista pela Universidade Mackenzie (SP – Brasil) com mestrado em Sistemas de Potência na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui diversos cursos de especialização em transporte público em universidades e entidades do Brasil, Europa e Japão. Desde 1972, por 35 anos na Companhia do Metrô, assumiu diversas responsabilidades na empresa, todas ligadas à técnica e tecnologia. Foi também membro do Comitê de Direção da Divisão de Metrôs da UITP, representante da Companhia do Metrô na UITP e no Grupo Comet. Membro da Comissão Permanente de segurança Copese (Elétrica) do Metrô. Foi também professor titular, Linhas de Transmissão, Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, 1972 e da Faculdade Armando Álvares Penteado – FAAP, 1972. Possui diversos cursos pós-graduação nas seguintes universidades: USP, FEI, Mauá e Mackenzie. Foi professor da Fundação Getúlio Vargas – FGV, no IBRE, curso (Extensão Universitária) de Transporte Metro-Ferroviário, desde 1999. Desde 2006 é consultor independente de transporte nas áreas de tecnologia. É membro da UITP, do IE, da ANTP e da AEAMESP, tendo participado de grande parte dos seminários e congressos dessas entidades, também como palestrante. Tem inúmeros artigos técnicos publicados em revistas especializadas do Brasil e do exterior.

 

  • Marcus Coester (Mediador)

Coester é graduado em Computação e Mestre em Administração de Empresas, com amplo conhecimento e experiência na indústria de processos, especialmente Mobilidade Urbana, como CEO da Aerom Mobilidade Sustentável, empresa do Grupo Coester. Com experiência no setor público, foi responsável pela implantação e primeira gestão da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Estado do Rio Grande do Sul (AGDI). Atua também no terceiro setor como Presidente da Câmara de Comércio Brasil Alemanha, diretor da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs), coordenador do Comitê de Petróleo e Gás da FIERGS – CCPGE e diretor da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq).

Compartilhar:

Voltar