Notícias

Novas propostas para o transporte público urbano

6 de outubro de 2020

Novas propostas para o transporte público urbano

Neste período em que nos aproximamos das eleições municipais, faz-se necessário ampliar o debate sobre novas propostas para os espaços públicos, bem como para a qualificação do transporte público e mobilidade urbana. Projeções como o aumento do número de habitantes das médias e grandes cidades reforçam este compromisso.

 

A viabilidade futura dos espaços urbanos e a mobilidade sustentável e inclusiva são questões centrais nesse conjunto de desafios. Estas questões também são a base sobre a qual se estrutura a organização social e econômica das cidades, fundamentais para a qualidade de vida e redução das desigualdades sociais da população.

 

No ano em que uma pandemia alterou hábitos e rotinas, oportuniza-se a revisão dos modelos de cidades atuais. Com destaque para a qualificação do tema planejamento urbano pelos futuros gestores públicos municipais.

 

Neste cenário, percebemos a importância do resgate de conceitos e propostas de visionários de décadas passadas. Assim como a necessidade de novas ideias de urbanistas e profissionais da área e o quanto elas podem contribuir com a dinâmica das novas cidades. Está feito o convite para o engajamento ativo neste desafio que está colocado para todos!

 

A nova mobilidade está diretamente relacionada a sistemas de transporte público de qualidade e é um eixo fundamental nos processos de desenvolvimento urbano.

 

Para assegurar o cumprimento do direito básico de ir e vir, de modo a atender às necessidades da população e das cidades, é necessário fortalecer e ressignificar as redes públicas de transporte urbano.

 

Estamos diante da oportunidade de construir coletivamente o futuro das nossas cidades.

 

Compartilhar:

Voltar