Notícias

O Plástico e o Problema Climático

9 de novembro de 2021

O Plástico e o Problema Climático

O relatório “Da Poluição à Solução: Uma Análise Global sobre Lixo Marinho e Poluição Plástica”, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, mostra que a poluição plástica é uma ameaça global crescente. De acordo com a pesquisa, 85% dos resíduos que chegam aos oceanos são compostos por plástico. Lançado dez dias antes da COP26, o estudo afirma que a produção de plástico está ligada à liberação de grandes quantidades de CO2 em todos os ecossistemas. Em 2015, foram geradas 1,7 gigatoneladas de CO2 equivalente (GtCO2e), podendo chegar a 15% do orçamento global de carbono até 2050.

 

Quase todos os polímeros plásticos que conhecemos vieram dos reservatórios de combustível fóssil. O ciclo do carbono pode percorrer diferentes caminhos: rápido, como a fotossíntese; ou lento, como a absorção do gás CO2 pelos oceanos (CO2 é solúvel em água). Corais, algas e mangues têm papel importante no sequestro de carbono. A poluição prejudica a resiliência desses ecossistemas.

 

Além de alterações no ciclo do carbono, todas as espécies marinhas, desde plâncton até aves e tartarugas, enfrentam riscos de envenenamento, distúrbios comportamentais, fome e asfixia.  Já para o corpo humano a contaminação por resíduos plásticos pode ocorrer quando estes polímeros são ingeridos através de frutos do mar, bebidas e até mesmo do sal comum.

 

Com o risco de dobrar até 2030, é necessário vontade política e ação urgente de governos e da sociedade civil para enfrentar a crise da contaminação pelo plástico.

 

Muitos autores rejeitam a reciclagem como alternativa e alertam para os riscos do uso de plásticos de base biológica ou biodegradáveis como solução.

 

O uso de abordagens circulares, a eliminação de plástico desnecessário, o incentivo a práticas de consumo e produção sustentáveis, além da conscientização sobre os riscos da poluição, são algumas das ações sugeridas no estudo.

 

De acordo com Inger Andersen ‘’precisamos agir coletivamente e proteger e restaurar nossos oceanos e todos os ecossistemas afetados pela poluição em seu curso’’.

 

 

Fontes:

Zhu, Xia. “The Plastic Cycle–An Unknown Branch of the Carbon Cycle.” Frontiers in Marine Science 7 (2021): 1227

https://www.unep.org/resources/pollution-solution-global-assessment-marine-litter-and-plastic-pollution

 

 

 

Compartilhar:

Voltar