Notícias

O que é um Transporte Sustentável?

19 de outubro de 2021

O que é um Transporte Sustentável?

A Segunda Conferência de Transporte Sustentável Global da ONU, que reuniu mais de 100 países e milhares de especialistas, ativistas e líderes empresariais, foi finalizada no último sábado (17/10). O Evento trouxe o apelo pelo alcance de um transporte sustentável, que reduzirá as emissões de gases de efeito estufa e contribuirá com a melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas.

 

Realizado na China, o evento ocorreu em um momento crucial, próximo da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021 (COP26), em Glasgow, onde o mundo tratará da emergência climática. Ademais, se observa a iminência de uma revolução nos transportes, impulsionada em parte pela pandemia da Covid-19.

 

Os participantes da Conferência concordaram que, sem uma mudança profunda na mobilidade, será impossível atingir os objetivos do Acordo de Paris sobre o Clima e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

 

A importância do transporte sustentável

 

Nas Nações Unidas, o papel fundamental do transporte no contexto do desenvolvimento sustentável foi reconhecido na Cúpula da Terra de 1992, em seu documento final (Agenda 21) e foi novamente enfatizado na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável de 2002. Isso também se refletiu na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Vale ressaltar que não há um único ODS dedicado ao transporte (embora com alvos diretamente relacionados 3.6, 9.1 e 11.2);

 

O transporte permite o deslocamento de pessoas e bens, apoiando o trabalho, contribuindo para a erradicação da pobreza com a segurança alimentar e a redução da desigualdade. Qualifica o acesso a serviços, como saúde, educação e finanças, empodera mulheres e outros grupos vulneráveis ​​e permite o crescimento econômico inclusivo;

 

O transporte proporciona conectividade em todos os níveis entre todos os países, seja por terra, mar ou ar. Permite a interação das comunidades, integra mercados e economias, melhora as interligações rural-urbana, facilita o comércio, sustenta as cadeias de abastecimento, pode aumentar a resiliência e é reconhecido como um facilitador e uma condição necessária para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

 

Saiba mais sobre os caminhos para novos modelos de sistemas de transporte sustentável no mundo – acesse a Declaração de Beijing 2021:

https://www.un.org/sites/un2.un.org/files/gstc2_beijing_statement_16_oct_2021.pdf

Compartilhar:

Voltar