Notícias

Pandemia e o Meio Ambiente

5 de junho de 2020

Pandemia e o Meio Ambiente

O desenvolvimento não se constitui somente de crescimento econômico, o que é necessário, mas não suficiente. A sustentabilidade está diretamente relacionada às práticas de proteção da natureza e de uma boa gestão dos recursos naturais. Vivemos a premência de estabelecer caminhos pela busca da melhoria dos processos e de coordenação coletiva dos fatores ambientais, onde o conjunto dos ecossistemas terrestres desenvolve uma relação de efetiva dependência entre nossas economias e sociedades.

 

Qual a equação para um equilíbrio entre desenvolvimento econômico com menor desigualdade e perspectivas para às futuras gerações?

 

O equilíbrio na busca pelo desenvolvimento equânime das nações cada vez mais gerarão demandas e impactos dos mais diversos no planeta. A população cresce e suas demandas por insumos de toda natureza também se ampliam. As mudanças tecnológicas, comportamentais e estruturais parecem compor o caminho para às futuras gerações.

 

A qualidade do ar é fundamental para a saúde do planeta e de todos que o habitam. O que vimos neste período?

 

A pandemia interrompeu a vida em todo o mundo, e as ordens de ficar em casa mantiveram paradas ou no mínimo reduzidas todas as atividades de produção e serviços por alguns meses. Mas a interrupção resultou apenas uma pequena redução na concentração geral de CO2 em função do tempo que o gás permanece efetivamente na atmosfera.

 

Fontes:

European Commission

IEA

Nature

World Air Quality

NASA Earth Observation

National Geographic

Compartilhar:

Voltar