sistema Pioneiro da Aeromovel

A tecnologia brasileira foi implantada na capital da Indonésia, Jacarta, em abril de 1989, sendo a execução do trabalho concluída num curto prazo de oito meses. Logo, o Aeromovel se consolidou como meio de transporte de uma área turística da cidade, localizada no interior do complexo temático Taman Mini Indonesia Indah. Esta foi a primeira operação comercial do Sistema e que tornou o Brasil uma referência da tecnologia Aeromovel.

Entrevista eng. Ontoseno Soekotjo

O Sistema já implantado na Indonésia pretende crescer. Em entrevista, o engenheiro Ontoseno Soekotjo conta sua experiência ao conhecer o Aeromovel de perto, no Brasil, além de falar sobre o amadurecimento do projeto de expansão da tecnologia em seu país. Agora, a cidade de Bekasi, localizada na região metropolitana de Jacarta, estuda a implementação de uma linha com 12 km de extensão, similar a que está sendo construída em Canoas.

trajeto da linha

O Sistema opera com três veículos, num trajeto de 3,2 quilômetros de distância, passando por quatro estações ativas em uma linha circular.

O Aeromovel em Jacarta é um exemplo de operação autossuficiente em transporte. O funcionamento dispensa qualquer subsídio, pois a receita resultante da tarifa cobre completamente os custos operacionais do Sistema, incluindo remuneração de funcionários, materiais e insumos.

jacarta

Trajeto da Linha Taman Mini Indonesia Indah

TABELA ESPECÍFICA DA LINHA

Extensão da Linha: 3.135 m
Raio mínimo: 25,2 m
Rampa máxima: 9,63%
Veículos/Capacidade: 3 veículos/
288 passageiros cada
Velocidade máxima: 70 km/h
Propulsão: 5 propulsores
de 110 kW cada
Consumo energético
(médio):
59, 41 kWh/GMP-Hora
ou 2,93 kWh/Veículo-km
Configurações da via: Linha simples em anel
Número de estações: 6

Segurança contra abalos sísmicos

O projeto obedece às normas asiáticas de prevenção contra abalos sísmicos. Para isso, conta com 73 tipos diferentes de geometria de viga com 46 variações na estrutura, tais como em vãos e curvaturas verticais e/ou horizontais. Tudo está agrupado em 22 projetos estruturais distintos.

Características de configuração da via

  • checkEm nível;
  • checkEm rampa;
  • checkCurva circular horizontal;
  • checkCurva de transição horizontal;
  • checkCurva de transição vertical;
  • checkCurva horizontal reversa;
  • checkCurva com superelevação constante;
  • checkCurva com superelevação variável;
  • checkCurva com superelevação.

Galeria de Imagens

  • (17 fotos)

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