Velocidade de Implementação e baixo custo

A Linha Shuttle do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, foi planejada como uma das obras para a Copa do Mundo de 2014. A flexibilidade do projeto e sua rápida implementação foram determinantes para que a Linha fosse inaugurada em 2013, com um ano de antecedência. Por ser um transporte com característica de via elevada, o projeto é considerado essencial para facilitar a locomoção entre dois pontos importantes: o aeroporto e o trem metropolitano.

Entrevista Humberto Kasper diretor-presidente da Trensurb

Pela sua experiência com a implantação do Aeromovel de Porto Alegre (Shuttle do Aeroporto Internacional Salgado Filho), o Diretor-Presidente da Trensurb (jun/2011 a out/2016), Humberto Kasper, percebe grande potencial de demanda não só no transporte público urbano, mas também em trechos de ligações à linha metroferroviária com universidades, parques e polos industriais, todos ao longo da Região Metropolitana.

Kasper também cita as vantagens do sistema Aeromovel como a redução de custo por passageiro e a facilidade de inserção no meio urbano. O gestor também aponta a evolução da tecnologia de deslocamento do Aeromovel e seu diferencial competitivo em relação ao sistema de transporte tradicional metroferroviário.

TRAJETO DA LINHA

O Aeromovel percorre um trajeto de pouco mais de 1 quilômetro, conectando o aeroporto à estação local do trem metropolitano. O fluxo de usuários da Linha Shuttle é alimentado pelo trem, que liga o centro de Porto Alegre a cidades da Região Metropolitana, em trajeto de 43 quilômetros.

O Sistema foi planejado como solução rápida, confortável e segura de transporte, reduzindo a menos de dois minutos o percurso que só podia ser feito a pé ou de ônibus. O baixo valor de manutenção de um sistema movido a ar é considerado ideal para projetos de conexão aeroportuárias. Com dois veículos em operação, a Linha foi projetada para transportar cerca de 10 mil passageiros diariamente, a custo significantemente inferior ao comparado a outros modais semelhantes.

TABELA ESPECÍFICA DA LINHA

Extensão da Linha: 1.011 m
Raio mínimo: 35 m
Rampa máxima: 3,0%
Veículos/Capacidade: A-100/150 passageiros
A-200/300 passageiros
Velocidade máxima: 65 km/h
Propulsão: 2 propulsores
de 302 kW cada
Configurações da via: Shuttle em linha simples
Número de estações: 2
Outras características 1 desvio
1 área de estacionamento

Galeria de Imagens

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