Notícias

29 de novembro de 2017

Seminário apresenta panorama sobre tecnologia Metrô Aeromovel para Cidades

A apresentação de um panorama atual do Metrô Aeromovel – tecnologia em mobilidade urbana para as cidades – reuniu, na manhã de segunda-feira (27.11), empresários, parceiros estratégicos, gestores, e especialistas do setor, no Plaza São Rafael, em Porto Alegre, durante seminário, promovido pela Sociedade de Engenharia (Sergs) que mostrou, por todos os ângulos, a capacidade do sistema.

No evento, a Aeromovel entregou à Prefeitura de Porto Alegre documento de  “Manifestação de Interesse da Revitalização e Ampliação da Linha Gasômetro do Aeromovel”. É uma proposta que prevê operação da linha pela iniciativa privada, a partir de estudos de traçado e demanda a ser concluído no prazo de seis meses.

O engenheiro Luiz Roberto Andrade Ponte, presidente da Sergs, manifestou que o seminário “foi um momento ímpar para mostrarmos os fundamentos e a afirmação de uma tecnologia que pode trazer grandes benefícios às cidades”.

Na abertura dos painéis, o CEO da Aeromovel Brasil, Marcus Coester, apresentou um histórico da evolução do sistema concebido por seu pai, Oskar Coester, que se inspirou na experiência de trabalho com a tecnologia aeronáutica da chamada “Era do Jato”, nos anos 60, como técnico em aeronáutico da Varig.

Marcus explanou que o Aeromovel é uma combinação de tecnologias e soluções existentes de forma inovadora e confirmou que a eficiência energética do sistema – questinada na fase de testes do Aeromovel – depois de estudada e avaliada exaustivamente, é um dos pontos de destaque entre as vantagens da tecnologia. Exemplificou que “o consumo gasto na propulsão dos veículos do Aeromovel, por exemplo, é um terço menor do que o consumo gasto com energia elétrica utilizada para climatizar as estações”.

Já o tema as soluções e parcerias técnicas do Aeromovel, desenvolvido pelo engenheiro Eduardo Chrysóstomo, o destaque ficou por conta da vantagem estratégica representada pela “flexibilidade construtiva do sistema”. Por sua vez, entre os parceiros da cadeia produtiva do sistema, falaram o gerente de estratégia e inovação da Marcopolo, Petras Amaral dos Santos, que tratou da concepção e dos componentes do veículo Geração 6; Walter Gomes Júnior, da Siemens, abordou os sistemas elétrico e de automação, assegurando que “o Aeromovel é uma proposta predestinada, com o DNA da digitalização, que pode ser operado e consultado de qualquer parte do mundo”.

Sobre alternativas de financiamento de projetos de mobilidade, o representante da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina -, Marcelo dos Santos, discorreu sobre as modalidades de operação da instituição, que promove o desenvolvimento sustentável da AL assegurando que, a implantação de projetos como o Aeromovel estão dentro de seu escopo. Por sua vez, a empresa alemã TÜV Nord Group – BRTüv apresentou sua experiência e  critérios e conceitos das certificações dos sistemas de transportes.

A Aeromovel Brasil e a HMV INGENIEROS LTDA, assinaram um acordo para que HMV desenvolva as atividades de Owner’s Engineering na implantação de sistemas de transporte com a tecnologia Aeromovel na Colômbia, Chile, Perú e Bolívia.

O painel sobre “estudo de demanda Aeromovel Zona Sul de Porto Alegre – Novo Traçado” -, teve a coordenação professor Edgar Bortolini, da PUC-RS, e as participações de Luís Cláudio Ribeiro, gerente de planejamento estratégico da EPTC, Gustavo Knies, da Trensurb, e André Pinto, da Matricial Engenharia de Transportes. Eles avaliaram aspectos atuais da mobilidade em relação aos traçados propostos em 2013, para o Aeromovel, em projeto da Trensurb e Prefeitura, com três eixos em diferentes fases de implantação: do Mercado Público ao Praia de Belas Shopping; deste ponto até o bairro Cristal e um último trajeto, até a Estrada Juca Batista.

O evento foi concluído com um almoço oferecido aos participantes, que teve como convidado especial o empresário Oskar Coester, e a assinatura de Memorando de Entendimentos entre a Prefeitura de Cachoeirinha, representada pelo prefeito Miki Breier, e a Aeromovel Brasil. E a entrega da manifestação de interesse da revitalização e ampliação da Linha Gasômetro do Aeromovel.

 

 

 

 

 

 

                                  

 

Compartilhar:

Voltar